Home Quem somos Resultados Cursos Aplicação Pontodestudo FAQ Fale conosco
Cursos Preparatórios

IELTS

International English Language Testing System

 

O IELTS® (International English Language Testing System) é um teste padronizado de proficiência em língua inglesa reconhecido por mais de 6000 instituições dentre elas, universidades, organizações governamentais e empresas multinacionais em mais de 130 países. Ele é usado não apenas como critério de avaliação para fins acadêmicos, mas também para avaliar o nível de proficiência em língua inglesa de pessoas que desejam trabalhar em países que possuem o inglês como língua oficial e/ou imigrar para a Austrália, Canadá ou Nova Zelândia.


The Point e o IELTS®


O The Point tem mais de 23 anos de experiência na preparação do IELTS®. Nossos alunos são treinados nas quatro seções, Listening, Reading, Writing e Speaking, sob condições similares às do exame. As aulas do IELTS® no The Point estão sob a responsabilidade da professora Miriam Viniskofske, mestre em linguística aplicada pela UFRJ.


O Teste


O IELTS® é dividido em dois módulos distintos: Academic e General Training.


O Academic é um teste específico para candidatos que optaram por ingressar em um programa de graduação ou de pós-graduação em universidades estrangeiras.


Já o General Training é o teste para os candidatos que têm como objetivo cursar o ensino médio, trabalhar em países de língua inglesa ou solicitar visto de residência para a Austrália, Canadá ou Nova Zelândia. 


O IELTS® avalia as quatro habilidades linguísticas: listening, reading, speaking e writing. As seções de Listening e Speaking são comuns a ambos os módulos, tanto ao Academic quanto ao General Training. Já as seções de Reading e Writing são específicas ao módulo escolhido pelo candidato.


O IELTS® é, portanto, estruturado da seguinte maneira:

 

As seções


LISTENING


Essa seção é dividida em quatro partes, cada uma contendo 10 questões. O grau de dificuldade das questões aumenta progressivamente. As duas primeiras partes discutem temas sociais e as outras duas falam sobre assuntos acadêmicos e de interesse geral. Os monólogos e os diálogos são ouvidos apenas uma vez e as perguntas variam de múltipla escolha a preenchimento de tabelas, passando por classificação e combinação de itens, respostas curtas, preenchimento de lacunas e fluxogramas. O tempo de duração dessa seção é de 30 minutos.


READING


De acordo com seus objetivos, os candidatos escolhem entre o Academic Reading ou o General Training Reading. Essa seção do IELTS® tem duração de 60 minutos e os três textos contém juntos entre 1500 e 2500 palavras.  As questões variam entre múltipla escolha, respostas curtas, verdadeiro ou falso, preenchimento de lacunas, resumos e tabelas. Há ainda questões de identificação da opinião/conclusão do autor, classificação em ‘Sim’, ‘Não’ ou ‘Não informado’ e associação de idéias. O Academic Reading versa sobre textos de assuntos gerais e o General Training Reading  sobre contexto social e formação profissional. 


WRITING


Essa seção é dividida em duas partes. Na primeira, o candidato tem 20 minutos para desenvolver um texto de 150 palavras descrevendo ou explicando uma tabela ou um diagrama. Na segunda, que tem um peso maior, o candidato tem 40 minutos para redigir um texto de 250 palavras dando sua opinião sobre um problema ou um assunto.


SPEAKING 


Nessa seção o candidato é entrevistado por um examinador e sua resposta é gravada. O Speaking é dividido em três partes distintas e seu tempo total de duração é de 11 a 14 minutos. Na primeira parte, que dura de 4 a 5 minutos, o candidato se apresenta e fala sobre assuntos de seu cotidiano. Na segunda, o candidato deve falar sobre um determinado assunto durante 3 a 4 minutos e, na terceira, o candidato aprofunda o tópico desenvolvido na segunda parte, porém de uma maneira mais abstrata.