Home Quem somos Resultados Cursos Aplicação Pontodestudo FAQ Fale conosco
Cursos Preparatórios

GMAT

General Management Admission Test

 

O GMAT® (Graduate Management Admission Test) foi desenvolvido em 1953 pelo GMAC® (Graduate Management Admission Council), uma organização estabelecida por nove escolas de negócios norte-americanas, com o intuito de criar um teste padronizado para auxiliar essas instituições no processo de seleção de seus programas de MBA.

Além de ser usado como teste de admissão em mais de 4800 programas de MBA em 83 países, o GMAT® também passou a ser adotado no processo de seleção de outros programas em mais de 1500 universidades no mundo. Aqui no Brasil, instituições importantes como COPEAD, FGV e PUC, entre outras, também escolheram o GMAT® como um dos critérios de avaliação no processo de seleção de seus cursos.

 

The Point e o GMAT®

O The Point tem mais de 23 anos de experiência na preparação do GMAT®. Nossos alunos são treinados nas três seções, verbal, escrita e quantitativa, sob condições similares às do exame. As aulas da parte verbal e de escrita analítica estão sob a responsabilidade da professora Miriam Viniskofske, mestre em linguística aplicada pela UFRJ. A parte quantitativa fica a cargo dos professores e matemáticos José Luiz Ferreira e Luiz Senra. O professor José Luiz Ferreira é responsável pelas aulas de conteúdo, enquanto as aulas do professor Luiz Senra têm como objetivo ensinar os agilizadores da prova.  

 

O Teste

O GMAT® consiste em um teste de múltipla escolha feito no computador, utilizando o sistema computer adaptative test, CAT. Hoje em dia o teste é desenvolvido pela ACT inc. e aplicado pela Pearson Vue, ambas parceiras do GMAC®.

O GMAT® avalia habilidades básicas de escrita analítica, raciocício,  conhecimento matemático e verbal desenvolvidos pelo candidato durante sua vida acadêmica e profissional. O teste é dividido, portanto, em 4 seções: Analytical Writing, Integrated Reasoning, Quantitative e Verbal .

A nota máxima do GMAT® é 800 e para um candidato ser aceito em uma universidade bem ranqueada, sua nota deve ser acima de 700.

 

O Computer Adaptive Test

O CAT® é um software que adapta o nível de dificuldade do teste de acordo com o desempenho do aluno. Cada candidato tem uma combinação única de questões de nível fácil, médio e difícil selecionada aleatoriamente pelo banco de dados do programa. A prova começa com uma questão de nível médio de dificuldade. Se o candidato responde a questão corretamente, ele recebe uma nova questão de nível mais difícil. Se ele erra a questão, ele recebe uma questão de nível mais fácil. A nota é determinada pelo número de questões difíceis que o candidato responde corretamente.

O formato do teste é o seguinte: